Assim Vamos

Archive Search


Quer mandar vir com o que aqui é escrito?
Emaile!


Links a ver:
TSF
Público
Jornal de Notícias
Diário de Notícias
Diário Digital
Portugal Diário
BBC
Sky News



05/25/03 - 05/31/03
05/18/03 - 05/24/03
05/11/03 - 05/17/03
04/13/03 - 04/19/03
04/06/03 - 04/12/03
03/30/03 - 04/05/03
03/23/03 - 03/29/03






< DIÁRIOS >


Directório de Blogs portugueses



04.1.04

NOVA SONDA EM MARTE
Depois de mais uns quantos falhanços, outra sonda da NASA chega a Marte.
A "boca" do dia em comentário a notícia no Yahoo News:
"Good to see that this time...
...they didn't get their metric and imperial measurements mixed up."
:-)


CASA PIA - AS FALHAS E OS RUMORES
Haja paciência para tanta desinformação e rumores. Ora são os nomes envolvidos, ora são as supostas falhas técnicas do tribunal e da acusação. Dir-se-ia mesmo que os únicos seres perfeitos e imaculados nisto tudo são os acusados e as defesas, que tudo negam de mal e que parecem sempre agir com a competência que os outros não têm?
Ponhamos uma coisa na cabeça: mesmo que os acusados sejam realmente culpados, eles NUNCA vão admitir isso. Portanto, não nos deixemos levar nem pelas acusações nem pelas defesas. Tudo isto se joga no tribunal e daí sairão resultados.

A minha outra pergunta é: os media não devem ter assessores jurídicos que peguem nos problemas e nos esclareçam o que realmente está a ser bem feito ou mal feito pelo Ministério Público ou pelas defesas? Quer dizer, a lei é clara ou mais uma vez depende da interpretação?
Bolas para estes legisladores que não conseguem escrever nada objectivo, sempre vagos e com buracos nas leis. Bolas para esta comunicação social que deixou de investigar e pensar, só fazendo de caixa de ressonância do que muito boa gente quer dizer da boca para fora. Se isso é que é ser jornalista, então eu também posso fazer isso. Onde está a filtragem e o sentido crítico?


CASA PIA - ANDEM LÁ COM ISSO...
E agora, ainda não percebi porque não foram já feitas as inquirições para memória futura? Do que esperamos ainda? Vamos estar mais 3 anos à espera de recursos dilatórios das defesas? Fica a sugestão aos legisladores: o Supremo deveria ter a possibilidade de obrigar a realizar certos actos, em detrimento do que as defesas tentam fazer para atrasar os processos.
Têm recursos? Muito bem. Mas entretanto vamos lá realizar os actos verdadeiramente urgentes enquanto aceitamos os vossos recursos. Assim é que não dá, estamos a brincar à apanhada com as leis.
Qualquer julgamento nos Estados Unidos acaba enquanto que aqui ainda estão às voltas com a investigação! O caso dos snipers de Washington era bastante complexo, lidava com dezenas de homicídios, está praticamente julgado e os indivíduos foram apanhados apenas há cerca de 1 ano.


PRODUTIVIDADE
O que escrevi atrás é que é o verdadeiro problema português: não temos produtividade porque temos centenas de procedimentos a bloquear-nos o caminho. Não há flexibilidade e pragmatismo.
Aqui há tempos, atrasei-me na entrega de um documento ao Estado. Eu sabia que tinha de pagar uma pequena multa, era só dizerem quando e quanto! Mas só recebi uma carta passado mais de um ano. Carta essa que tinha sido apreciada por não sei quantas pessoas, apenas para me dizerem de quanto era a multa! E quando a fui pagar, ainda a reduziram a metade. Ora bolas, era tudo tão claro: eu entreguei 10 dias depois do prazo. Metam isso no computador, ele que faça as contas e me envie uma carta automaticamente.
Mas não, andamos sempre a engonhar. Isto tira a paciência a quem realmente quer produzir e fazer as coisas andar neste país. E depois, quem quer fazer alguma coisa passa por "agitador", porque "isto funciona é assim devagarinho". Cambada de lerdos... estimulados pelos legisladores e pelo status quo da administração pública!

Assim vamos...




indistinto 16:39 - [Link] - Comments ()
...

03.1.04

MÁS NOTÍCIAS A INICIAR 2004
Novo ano e logo com notícias de aumentos. Aumenta o pão 30%, as portagens 3%, a electricidade outro tanto, a gasolina aumenta à vontade da gasolineira. MAS, os salários só aumentam pouco mais de 2%... assim, COMO É que vamos ter dinheiro para pagar as contas? É muito preocupante tal catrefada de aumentos em tempo de crise. O meu ordenado não estica e mesmo assim não é dos piores. E o vosso? Estica?...

Acaba-se com a SISA mas logo vem outro imposto (muda o nome e é a mesma treta). Falam em acabar com o Imposto Automóvel e haver um imposto de Circulação. Esperem lá: então quem comprar novo carro vai pagar menos e vai ter o imposto suavizado ao longo do anos? Devolvam-me o imposto que paguei, também quero pagar em prestações.

Finalmente, o primeiro-ministro deu-se ao trabalho de explicar muito bem explicadinho que os portugueses já pagam muitos impostos em vida e portanto vai acabar com o imposto sucessório. Palavras bonitas mas que escondem uma vergonha: um favorecimento descarado às famílias ricas. Pois claro, quem já é pobre ou remediado não se interessa pelo imposto sucessório. A percentagem sobre uma herança nula é... zero. Agora, numa família rica, a percentagem sobre uma herança considerável já faz mossa.

Portanto, a postura do Governo é: aperte-se nos impostos IRC (inventam os pagamentos por conta) e IRS (vão alterar os escalões e possivelmente vamos pagar mais), mas perdoe-se os impostos aos que já têm muito.


Se é assim, com aumentos desenfreados e com mais aperto nos impostos (só para alguns) que o Governo quer tirar o país da depressão e melhorar as nossas condições de vida, vou ali e já venho. Aliás, é mesmo isso: se calhar vamos ter de voltar novamente à emigração e ir "ali" e voltar um dia mais tarde, só para gozar a reforma.


indistinto 00:00 - [Link] - Comments ()
...

21.10.03

Um mês fora e é o que dá: todos os pequenos defeitos deste jardinzito chamado Portugal vêem ao de cima.

Os arguidos do Caso Casa Pia começam a sair da prisão, um a um. Quem será o próximo?

Atentemos sobre os últimos desenvolvimentos:
-> Paulo Pedroso; o juíz Rui Teixeira acha que merece estar dentro, a Relação acha que merece estar fora. Pelo meio, insinuações de que a Relação não avaliou todo o processo, mas também de que os indícios não parecem ser fortes. À boa maneira sul-americana (república das bananas), o arguido de 15 crimes contra menores dirige-se ao Parlamento onde, como alguém escreveu, se poderia agora instalar a nova Feira Popular de Lisboa. E de repente a justiça já não precisa ser reavaliada (tanto se falou nos últimos meses) e já está tudo satisfeito outra vez. Simplesmente vergonhosa a festança na Assembleia. Quanto à libertação, há que esperar para ver se os indícios sempre são fracos.

-> Hugo Marçal; o juíz Rui Teixeira leva reprimenda (e bem, aparentemente) por não ter conduzido correctamente o primeiro interrogatório. Apesar de algumas contradições neste novo interrogatório, o juíz manda soltar o arguido. O problema aqui é o seguinte: o arguido terá apresentado talões de portagem, recibos de multibanco, hotel, etc. Mas será que esses documentos são prova suficiente, admissível em tribunal sem mais? É que se assim for, podemos passar a ter traficantes de droga e assassinos a emprestarem o carro e o multibanco aos amigos, enquanto vão fazer fazer mais uma ilegalidade das grandes. E depois no tribunal, "ó sôtor Juíz, aqui está o recibo da portagem, como vê a essa hora eu até estava em Vilar Formoso, a 300 kilómetros de distância"

-> Escutas telefónicas; numa aparente manobra para desviar atenções da bronca Hugo Marçal (e, quiçá, para atingir o PS), são divulgadas escutas efectuadas há uns meses. As escutas não são conclusivas, mas para mim é preocupante confirmar que os políticos sabem tanto sobre os processos e têm tanto à vontade com o Ministério Público para tentarem impedir que se faça alarido no interrogatório de um deputado.
O que é conclusivo é que Ferro Rodrigues declara estar a borrifar-se para o segredo de justiça... e depois vem queixar-se de violação do mesmo segredo de justiça, quando acontece a divulgação das escutas. Com franqueza... nem um pingo de coerência destes senhores. E, claro, será impensável que quem tenha dito tanta coisa agora divulgada, venha um dia a ser primeiro-ministro deste país (e daí, já nem digo nada).

Assim vamos...

Amanhã escrevo de outras coisas também igualmente tristes. Hoje chega... também há limites para o pessimismo diário!


indistinto 23:19 - [Link] - Comments ()
...

21.9.03

CONDUZIR SEM SEGURO
"Número de condutores sem seguro está a aumentar, diz ISP", é o título da notícia. Que esconde uma realidade bem mais gravosa e de que tenho tido conhecimento: face à crise, e não sendo imprescindível como pão para a boca no dia-a-dia (desde que não se tenha nenhum acidente, porque aí logo se sente a falta!), o seguro automóvel está a dexar de ser pago por alguns condutores. E não são dois ou três...

DIA SEM CARROS? ISSO EXISTE?
Dia 22, sem carros em Lisboa. Consulto a página da Câmara Municipal de Lisboa e vejo o quê? Nem uma referência, não sei por onde posso ou não passar (e sim, o carro é indispensável pois o dia de trabalho faz-se por Lisboa e não só). Falta lá a informação que para mim é essencial, mas não falta a notícia da ordem a dizer que o Sr. Presidente da Câmara vai sorrir para as câmaras às 11h com um novo plano de intenções.

PRESIDENCIAIS
Por uma vez concordo com Luis Delgado, quando escreve que é demasiado cedo para se estar já a falar nas presidenciais. Diria mesmo: é conversa parola de um país que não deve ter mais nada que fazer. Mas digo mais: mal estamos com as figuras presidenciáveis de Santana Lopes e António Guterres. Eu imagino o presidente com um certo perfil de estadista, uma figura de referência e respeito (nada de pântanos, casinos e outros que tais). Bem sei o que dirão sobre esta minha posição ingénua, mas pronto, deixem-me hoje ser um bocado idealista (mesmo tratando-se de cargos políticos).

HORA LEGAL
Querem mudar outra vez a hora legal, para ficarmos a trabalhar à mesma hora que os restantes vizinhos da União Europeia. A pergunta é: porquê?
Em tarefas de trabalho faço contactos com Europa, Estados Unidos, Brasil, etc. Em dez segundos calculo a diferença horária. Em termos europeus a diferença é de uma hora, insignificante. Então, porquê perder tempo em iniciativas estéreis que já no passado deram maus resultados? Até os patrões se mostram pouco ou nada entusiasmados com a mudança da hora. Senhores governantes, vamos lá suar um bocadinho e trabalhar em coisas importantes para variar! E quando telefonarem para Bruxelas peçam à secretária para programar a melhor hora, ela sabe fazer as contas.

indistinto 22:33 - [Link] - Comments ()
...

14.9.03

A GAFFE
O comentário:
"Se Schumacher ganhar este ano o campeonato, ultrapassa Juan Manuel Fangio como o piloto que ganhou mais campeonatos em vida" - Adriano Cerqueira, na RTP1, comentando o final do Grande Prémio de Itália.
O que dá a entender que no Além também deve existir um campeonato de fórmula 1, com recordes para bater... Boas notícias para os fãs. :-)

MÉDIO ORIENTE
A tensão continua e desta vez o governo israelita admite liquidar Arafat. Isto, conjugado com o recente ataque ao líder do Hamas e com os assassínios selectivos, demonstra uma escalada do conflito por parte de Israel que procura eliminar as cúpulas palestinas. Os palestinos também têm muita culpa na situação, visto que os ataques terroristas não cessam.
Esta situação parece demonstrar que nenhuma das partes quer verdadeiramente seguir o roteiro para a paz:
- os palestinos devem achar que o roteiro favorece os israelitas, por isso continuam com os ataques terroristas e assim sabem que Israel não avança para os próximos passos do roteiro;
- os israelitas devem achar que o roteiro favorece os palestinos. Por isso dizem que aceitam o roteiro e tentam mostrar uma boa face, pois sabem que os ataques terroristas não cessam e assim têm uma desculpa para dizerem que a culpa não é deles.
Hoje em dia, estou em crer que a situação só pode ser salva com uma força de interposição da ONU, a retirada dos territórios ocupados e grande firmeza a lidar com os terroristas (um regime marcial temporário, se necessário for). Não é possível de outra forma resolver o conflito de dois vizinhos que coexistem na mesma terra e que insistem em usar a força diariamente.

PERIGO IMINENTE
No Substrato um texto muito interessante sobre como sobreviver mais tempo se for sugado por um Buraco Negro. Sem dúvida de utilidade :-)
O que me leva a recomendar o livro "Extreme Survival Almanac: Everything You Need to Know to Live Through a Shipwreck, Plane Crash, or Any Outdoor Crisis Imaginable". Não li ainda o livro, portanto não sei ainda nada do capítulo que explica como sobreviver a um acidente de avião.

indistinto 20:49 - [Link] - Comments ()
...

11.9.03

11 DE SETEMBRO - TINHA DE SER
A 11 de Setembro estava eu num restaurante simpático sem rádio ou tv, a saborear um bom almoço naquela calmaria pós-verão. O que é que pode correr mal assim?

Claro que num restaurante sem comunicação com o exterior, até pode cair a Torre de Belém e ninguém dá por isso. Assim, quando saía do repasto e recebi um telefonema a dizer que Nova Iorque e Washington estavam a ser atacados, pensei que era uma partida que me estavam a fazer. Mas depois a voz era de choque e percebi que havia algo de monstruoso a passar-se, como se fosse um filme-catástrofe. Passou-me um arrepio pela espinha e procurei a televisão mais próxima.

Lembro-me que os boatos eram mais que muitos: carro bomba no Capitólio, incêndios aqui e ali, aviões desaparecidos que podiam despenhar-se contra outros objectivos, etc. Imaginei o desespero do presidente dos EUA a ser atacado no seu próprio país e a ter de esconder-se nos ares, a bordo do Air Force One.

Passados dois anos, será que era este o presidente certo para este momento da história? Duvido seriamente: a guerra do Afganistão não redundou na captura de Bin Laden; a guerra ao terrorismo serviu para os pretextos mais interesseiros, incluindo sérios ataques aos direitos civis; a guerra do Iraque não teve nada a ver com terrorismo, nem Saddam foi apanhado, nem se encontraram ligações à Al-Qaeda, nem se encontraram as armas de destruição maciça. Fez o que tinha a fazer, mas sem brilhantismo e com sérias falhas pelo caminho. Não creio que vá deixar saudades.


APONTAMENTOS
-> Está para breve a ida dos GNR para o Iraque. Os EUA insistem com a ONU para outros países enviarem tropas para o Iraque. Traduzindo: enquanto a situação era estava controlada e era favorável aos americanos, estes estavam bem sozinhos. Agora que os atentados e escaramuças são diários, já dá jeito ir buscar reforços estrangeiros (mas querem sempre ser eles a mandar). Obrigado por se lembrarem de nós, mas ainda não vejo qualquer vantagem em mandar compatriotas para esse país, onde se tornarão meros alvos.

-> Há uns dias um relatório apontou falhas graves na construção do Metro do Terreiro do Paço (o tal que meteu água, literalmente). Mas sem culpados concretos.
Agora, um relatório apontou falhas graves na estrutura da ponte que ruiu no IC19. Mas sem culpados concretos.
Neste país a culpa morre mesmo solteira. Felizes os incompetentes, negligentes e agentes de má-fé.

-> Você foi solidário(a) com as vítimas dos incêndios? Aí está uma sondagem que julgo ser interessante fazer. Depois de tantas campanhas e da tragédia que se abateu sobre milhares de pessoas, qual foi a percentagem da população que realmente contribuiu com algo para minorar os prejuízos? Quem pensou em fazê-lo e depois, mesmo sem querer, acabou por não contribuir com nada? Você já fez a sua boa acção do dia?...


indistinto 23:45 - [Link] - Comments ()
...

07.9.03

EMAILS COM VÍRUS
Microsoft Corporation Partner

this is the latest version of security update, the
"September 2003, Cumulative Patch" update which eliminates
all known security vulnerabilities affecting Internet Explorer,
Outlook and Outlook Express as well as five newly
(...)


Recebi esta mensagem no assimvamos@yahoo.com. O email estava excelente, com linques para a Microsoft, uma tabela de dados muito interessante e várias recomendações legais aparentemente credíveis. Em anexo, um executável para supostamente nos livrar de novos vírus. Claro que não fui na cantiga... não se devem executar programas se não conhecemos o remente e ainda para mais o endereço de origem era um email inválido.
Se receber uma mensagem de email idêntica a esta: apague de imediato!


JUSTIÇA VAI EM EXCESSO DE VELOCIDADE?
Muito se fala da morosidade da justiça. Mas o processo Casa Pia, para a sua complexidade, tem até tido uma certa celeridade. Veja-se que Bibi vai já iniciar julgamento este mês.
No entanto, os advogados de defesa conceberam uma estratégia para adiar as inquirições, colocando em causa a imparcialidade do juíz. Foi uma boa jogada, no sentido de que desmoraliza as testemunhas e encrava o processo. Eu, que sou um nostálgico, senti-me até recuar aos anos 80 e início dos anos 90, quando qualquer processo se anulava ou prescrevia com a ajuda de um bom advogado e bom dinheiro para lhe pagar. Bons tempos esses, não eram?

Infelizmente, as modernices chegaram à justiça e parece que esta agora anda mais rápida, certeira e já tem mais decoro perante a pressão dos media e da população. Pelo que desta vez a justiça foi apanhada em excesso de velocidade, por se ter decidido cedo de mais a incidência de recusa de juíz. Com toda a razão, os advogados vieram protestar contra a rapidez de decisão, a modos que a dizer "no meu tempo isto não era assim"! E apesar de o seu pedido ter sido rejeitado sem apelo e nem agravo, sem ter ponta por onde se lhe pegasse, ainda lhes resta o recurso para o Supremo para atrasar o processo. E assim fica tudo parado.

Não nos esqueçamos, no entanto, que para activar a incidência de recusa de juíz é preciso estar disposto a pagar uma multa caso o requerimento não seja aceite pelo tribunal. Ora, desta forma, isto só beneficia quem tem dinheiro para fazer atrasar os processos. Pois quem não tem dinheiro nunca poderia fazer uso deste artifício. Assim se prova, mais uma vez, que a justiça é mais fácil de utilizar por quem tem dinheiro. Como se fala em reformas, quando acabar o Caso Casa Pia sugiro que a pena para a recusa de juíz infundada, em vez de multa, passe a ser uma pena de um mês em serviços à comunidade, para os advogados que se decidam por esse tipo de requerimento. Assim, pobres e ricos já estarão em pé de igualdade.

Mas, é preciso ter serenidade. Apesar de todos os recursos e artifícios legais ao dispor, mais cedo ou mais tarde a justiça acabará por ser feita e o juíz Rui Teixeira já tem demonstrado a sua vontade forte em actuar (senão não teria colocado na cadeia os famosos). Por isso, será tanto mais surpreendente (e visto como suspeito) se for decidida a sua remoção desta fase de inquérito que ainda vai a meio. Vamos aguardar pelos próximos dias.
E depois de resolvida a incidência de recusa, e esgotado mais este artifício (quem disse que os arguidos não têm opções ao seu dispor), espera-se que o processo possa avançar célere. Isto confiando que os legisladores já corrigiram os buracos nas leis que permitiram adiar e prescrever tantos e tantos processos há uma década atrás...

APONTAMENTOS
-> Os Estados Unidos perseguem a Coreia do Norte por causa do seu alegado programa nuclear. Óptimo, é boa ideia. No entanto, discute-se seriamente na América a aprovação de um programa de bombas nucleares estratégicas, daquelas que dão jeito para arrasar com bunkers de terroristas. Afinal, uns podem ter armas nucleares e outros não?

-> Um alto cargo dos serviços secretos espanhóis diz não ter o mínimo indício de envolvimento de Saddam com a Al-Qaeda. Mais uma vez, meses depois da guerra terminar, outro reforçar da ideia de que nos enganaram. E realmente, onde estão as provas de envolvimento que as tropas no terreno deveriam ter encontrado?

-> O ministro da saúde anda constantemente a fazer contas com o número de pessoas que morreu com o calor. Talvez não tenham sido mais de mil, mas também com certeza não foram só 4. Mas chocante é andar-se a fazer política com números de mortos, a desmultiplicar-se em declarações e a minimizar os números, assim dizendo "só" morreram alguns. Ainda que fosse só um, seria uma pessoa, com família, com dignidade. É de mau gosto andar a fazer estatísticas com números de mortos. A seriedade do tema impunha um murro na mesa (quem é que manda no Governo) e apelo à contenção em matéria tão sensível. Como se sentirão os familiares dos falecidos?

-> As fotos conseguidas pelo Correio da Manhã, com a chegada de juízes e arguidos ao CEJ para as inquirições do processo... Como é possível? É a maneira portuguesa de tratar a segurança em cima do joelho. Desta vez foi um jornalista mas um dia acontece algo sério e depois?

-> Cai uma passagem superior no IC19 e esmaga dois carros. Tudo normal, é Portugal no seu pior. Como é possível? Quem é responsável pela fiscalização e vistoria das estruturas? Isto pode acontecer a qualquer momento num outro local? Se já ontem tinha existido uma intervenção na estrutura é porque se sabia de algo que estava mal. Será que alguém sabia do que se passava e não interditou essa zona do IC? Será que o tentou e não deixaram? Como sempre, a culpa ficará solteira?


indistinto 23:07 - [Link] - Comments ()
...


Blog de pessimismo realista sobre o país e o planeta. A insatisfação e a vontade de mudar marcam a esperança no futuro.


O poder está longe da realidade, do que sente a população.
Este é um ponto de vista de um cidadão comum (cidadão médio, como diz o Prof. Marcelo).
Todos contamos. Por isso blogamos?


Opinião. Controvérsia. Realismo. Insatisfação. Polémica. Mandem vir.